Tapete Limpo
Chame no WhatsApp!

Ácaros: pequenos invasores

Os ácaros são seres microscópicos e inofensivos para a maioria das pessoas. Porém, algumas podem desenvolver reações de hipersensibilidade imunológica a esses pequenos organismos e seus dejetos, podendo ocasionar diferentes tipos de quadro clínicos que vamos citar logo mais. Antes, é preciso explicar como esses seres microscópicos agem e onde estão presentes.

Muitas espécies de ácaros se alimentam de pele e caspa que caem sobre tapetes e estofados que temos dentro de casa ou, até mesmo, de caspa de animais. Eles convivem muito bem em nosso ambiente, sendo chamados de ácaros da poeira doméstica, como os Dermatophagoides (do grego, dermato = pele; phagos = comer).

Como já citado, a existência desses pequenos seres dentro de sua casa, pode agravar diversos quadro clínicos, como alergias respiratórias. Como os ácaros da poeira domésticas são muito leves e transportáveis pelo ar em movimento, quando inalados, desencadeiam reações alérgicas em indivíduos sensibilizados produzindo a rinite alérgica e a bronquite alérgica. Em nosso meio, um dos ácaros mais associados com este tipo de alergia é a Blomia tropicalis. Esses seres podem afetar, também, os olhos ocasionando conjuntivites e, junto com a rinite alérgica, gerar uma terceira condição que é rino conjuntivite alérgica. Ainda falando sobre alergias, o contato com ácaros pode ocasionar uma irritação na pele, chamada de dermatite atópica.

O Demodex folliculorum é um ácaro que provoca inflamação das pálpebras (blefarite) e penetra nos poros, provocando os cravos e a acne rosácea. O Sarcoptes scabiae, um ácaro menos comum, mas presente dentro de casa, forma túneis em nossa epiderme. Suas fezes são extremamente sensibilizantes e podem desencadear reações alérgicas, causando coceira insuportável. O contato contínuo dos ovos nos túneis da epiderme garante a perpetuação da infestação e pode transmitir o ácaro para outro hospedeiro.

Para proteger você e sua família, é bem simples. O meio é manter o ambiente sempre bem arejado, animais de estimação sempre limpos, use capas de proteção antialérgicas para camas e travesseiros e, claro, sempre higienize seus estofados, colchões, tapetes e carpetes. A Tapete Limpo tem um serviço especializado a fim de retirar toda a sujidade de seu estofado e tapete, matando bactérias, fungos, ácaros existentes, deixando-o limpo e bem cheiroso.

Fonte: Portal Educação